Cores nos alimentos: Parte 2

Como combinado, a segunda parte do post: “Cores nos alimentos”. Como anteriormente falei uma refeição bem variada trás muitos benefícios a saúde, o principal deles são menores chances de desenvolver câncer e outras doenças como diabetes e colesterol alto. Veja mais aqui no post que fiz.

Algo que é um pouco obvio quando falamos em uma refeição variada, é a saciedade que adquirimos mais rápido se comparado quando não ingerimos vegetais e hortaliças, assim perdemos alguns quilinhos indesejáveis sofrendo um pouco menos.
Além desses benefícios, temos uma melhora no trato intestinal, pele entre outras coisas, dependendo das “cores” que escolhemos. E depois disso vocês vão continuar torcendo o nariz, ou melhor, com preguiça de preparar uma bela de uma refeição com vegetais, frutas e hortaliças?!?!?


Agora vamos conhecer os benefícios de cada cor para começarem escolher de acordo com suas necessidades.

Vermelho: Tomate e derivados, e melancia.
Possui uma substancia chamada licopeno. Atua como anticancerígeno e antioxidante, previne o envelhecimento precoce.
Vermelho/roxo: uva, cereja,morango, pimentão vermelho, berinjela, repolho roxo, ameixa, beterraba, maçã, figo, romã, lichia.
Possui antocianina. Ele é um poderoso antioxidante, evita problemas cardíacos, inibindo a formação de coágulos sanguíneos, e melhora a circulação.
Laranja: cenoura, abóbora , batata-doce, manga, melão cantalupe, damasco, caqui.
Possui alfa e betacarotenos. Fortalece o sistema imunológico.
Laranja/amarelo: laranja, tangerina, goiaba, mamão papaia, abacaxi, nectarina, pêssego, limão, lima, maracujá, carambola.
Possui betacaroteno e betacriptoxantina. fortalece os sistema imunológico e evita alguns tipos de câncer, como o de mama.
Amarelo/verde: ervilha, vagem, espinafre, mostarda, couve, pepino, milho, pimentão verde, pimentão amarelo, kiwi, abacate e melão.
Possui luteína e zeaxantina. Atua na área dos olhos, reduzindo o risco de infecções, catarata e até mesmo cegueira, além de reforçar o sistema imunológico,
Verde: brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho, repolho chinês, agrião.
Possui sulforafano, isotiocianato, indóis. Atuam na região do fígado, combatendo substancias cancerígenas e evitam câncer de cólon e de mama.
Branco/verde: Cebola, alho, aipo, alho-poró, alcachofra, pera, banana, endívia, cebolinha, cogumelo.
Possui: flavonoides como quercetina, campferol e alicina. Combate doenças cardíacas, evitam a formação de coágulos sanguíneos, inibem a formação de tumores no intestino, reduzem o risco de câncer e têm ação antibactericida, antiviral e anti-inflamatória.
Já que ainda não inventaram o elixir da vida eterna (e nunca vão ¬¬), vamos começar a cuidar de nós mesmas adiando tudo o que se pode ser adiado e evitando muitas doenças. Sei que todas querem ser bonitas e jovens sempre, e fazem de tudo para evitar os sinais da idade, que querendo ou não, virão.
Não basta pensar apenas o que está aparecendo por fora, e nos “entupir” com cremes e Botox, puxar aqui e ali, se por dentro estamos ficando doente e envelhecendo mais rápido do que nossa idade verdadeira.

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