Minicurso de auto maquiagem(parte 2): Fazendo a maquiagem dos olhos

Continuando o post com um tutorial completo para maquiagem, agora vamos falar sobre a preparação dos olhos, no primeiro tutorial ensinei a preparar a pele, caso não tenha visto é só clicar aqui.
Preciso falar que dependendo da sua prática seria interessante fazer primeiro os olhos para depois fazer a pele, porque caso você erre ou borre com aquela sobra preta super pigmentada você consegue retirar sem maiores danos.
Então vamos lá, as dicas de hoje são bem gerais para os diferentes tipos de olhos, porque a variedade nesse mundão é grande, temos olhos pequenos, grandes, fundos, afastados e saltados. Veja qual se encaixe com você e veja as dicas. No finalzinho vou indicar alguns primes.

Antes de passar a sombra é necessário aplicar um primer para dar um efeito mais bonito e para fazer a sombra durar mais tempo. Outra dica é usar pincéis para fazer a make, pois assim você consegue algo mais preciso e também consegue esfumaçar melhor, faça sempre de dentro para fora e esfumace bem entre as cores para não deixar a divisa marcada, o ideal é usar 3 cores, mas cuidado com a combinação.


-Para olhos pequenos: passe a sombra no canto externo dos olhos e esfumace ela até o canto interno dos olhos, contorne em baixo dos cílios inferiores com uma lápis ou até mesmo com uma sobra clara, por exemplo uma sobra bege. Evite passar lápis preto na linha d'água.
Sombras escuras como o preto podem diminuir ainda mais o olhar, use sombras claras e luminosas que dão amplitude no olhar, aplique a sombra clara por toda a pálpebra e apenas no canto externo use uma sombra levemente mais escura dando uma leve sombreada.



-Para olhos grandes:  Opte por sombras escuras, o preto é a melhor escolha. Aplique ele a partir da raiz dos cílios superiores e vai até o canto externo dos olhos subindo levemente em direção a sobrancelha mas sem passar da pálpebra móvel, esfume bem.
Passe a sombra preta de mesma tonalidade rente aos cílios inferiores dando uma leve esfumada, em seguida passe o lápis preto na linha d'Água superior e inferior, aplique um pouco de iluminador próximo a sobrancelhas se preferir.
-Para olhos afastados: Aplique uma sombra escura no canto interno dos olhos esfumaçando bem, nos cílios inferiores passe uma sombra mais clara no canto externo e vale passar lápis apenas do canto interno ao centro.



-Para olhos muito juntos: Aplique a sombra clara no canto interno do olho e a escura no canto externo, use o lápis preto rente aos cílios inferiores apenas do meio ao canto externo dos olhos. Vale aplicar um ponto de luz no canto interno dos olhos, que seria um iluminador ou uma cor mais clara que você esta usando.



-Para olhos saltados: o segredo é contornar os olhos com lápis de tonalidades escuras. Aplique uma sombra mais escuras junto aos cílios superiores e deixe a mais claro para mais perto da sobrancelha. Passe uma linha grossa de delineador na pálpebra superior.


-Para olhos fundos: use sombras opacas, cintilantes e shimmer nas tonalidades de bege. Aplique uma sobra clara no meio da pálpebra, esfume uma sombra preta rente aos cílios superiores, uma sombra escura esfumada entre o ossinho e a pálpebra.
Cuide para não subir muito perto da sobrancelha, aplique uma sombra branca rente a sobrancelha e o delineador rente aos cílios superiores, use lápis branco na linha d'água.




Após fazer o olho capriche no rímel, passe uma, duas 3 camadas. Passe nos superiores e nos inferiores. Utilize um curvex caso seus cílios não sejam muito curvados, você consegue achar ele por uma bagatela de 3 reais dependo do lugar só tome cuidado de ver se ele esta com a borrachinha quando for utilizar, caso não esteja vai cortar seus cílio, eu uso ele antes de passar o rímel e entre cada camada e mais uma vez no final haha.

Quem tem olhos caídos não é aconselhável passar delineador, pelo menos não uma linha muito grossa e é bom colocar uma sombra marrom clara em toda pálpebra móvel esfumando um pouco para cima para que aumente o olhar quando passar sombras escuras.

Eu tenho uma dica master para deixar sua maquiagem com uma cara de profissional, você faz um degradê entra a sombra e a sobrancelha, logo após o ultimo tom que você passou no lado externo do olho (normalmente o preto), você aplica uma sombra marrom rosca, da uma puxada para o canto interno mas apenas com o pincel sujo para não carregar muito, logo em cima desse marrom você aplica uma sombra com um tom próximo ao da sua pele, eu sou bem branquinha e utilizo uma sombra coral, em seguida você aplica uma sombra iluminadora até a sobrancelha, nada muito chamativo, uma bem fraquinha. Esfume tudo muito bem para não ficar marcado, inclusive a junção do preto (ou outra sombra escure) com o marrom.

Agora algumas dicas de produtos:
Primer para os olhos: você pode utilizar vária opções desde que o que você estiver utilizando deixe sua pálpebra um pouco úmida. Vou postar algumas opções que eu já usei e sei dos resultados. Só para vocês terem uma noção de como é importante a utilização de um fixador de sombras, observem a imagem:

A primeira foi um corretivo em bastão da Koloss (sim um corretivo em bastão!!) ele umedece a pele e favorece a fixação da sombra, só que não tem uma boa durabilidade nem nada, digamos que é um quebra galho mesmo!! Outra opção de primer são os glitter mix da Koloss, a maioria é brilhante e da um acabamento muito bonito para quando você vai utilizar sombras brilhantes ou glitter. Eu utilizo o satin que é um branco perolado e o raya que é um branco com uns glitters bem pequenos.

Temos também o jumbo na Nyx, que é uma sombra cremosa e que de quebra da um fundo branco na maquiagem, ajudando a deixar mais forte as cores.

Agora os primers de verdade só utilizei dois, um da Contém 1g e outro da Koloss. Ambos são bons, vai depender do efeito que você quer porque o da Koloss ele é muito molhado e isso dificulta muito quando você quer esfumar uma sombra preta por exemplo, mas dura horrores também. O da Contém 1g é mais sequinho porém não achei que durasse muito.

Estão gostando do tutorial? O próximo post dessa série é sobre o blush, como passar em cada tipo de pele, como disfarçar imperfeições e outras coisas. Então se você não gosta de parecer que levou uma chinelada ou uma tijolada na cara não esquece de ficar de olho no post.