TUTORIAL DE MAKE-UP COMPLETO (PARTE 3): Blush e iluminador

Continuando o tutorial, ou melhor, as dicas que estou dando (quase uma aula de auto maquiagem), hoje vou falar sobre blush, como passar em cada rosto, as cores indicadas para cada tipo de pele e os pincéis indicados para isso. Pensei em falar junto sobre contorno do rosto, mas tenho váriaaas dicas para o contorno então farei um post um só para isso.
Quem quiser ver as outras aulas é CLICAR AQUI e AQUI, no primeiro link você vai aprender a preparação da pele adequada, limpeza, base, pó, corretivo, primer e várias dicas de produtos e formas de aplicar que eu utilizo a muito tempo. No segundo link você vai aprender a fazer a make dos olhos, ou pelo menos vai aprender uma base para começar.

Como todas já devem saber, e quem não sabe vai aproveitar as dicas, o blush pode ser uma arma poderosa se quiserem disfarçar o formato do seu rosto, há maneiras diferentes de aplicar para cada tipo e vou fazer uma resenha a respeito de cada rosto.



REDONDO: Aplique o blush da maçã até as têmporas do rosto usando a técnica do sorrisinho falso e um pouco no pescoço também, com uma distância dos olhos de 1cm. Não, vocês não precisam fazer um triângulo no rosto, façam apenas a linha horizontal. Usem cores mais neutras e evitem cores fortes nas maçãs, queixo e testa. Use o iluminador no centro da testa e no topo das maçãs.




QUADRADO: Aplique na maçã do rosto em direção a orelha, do mesmo modo do sorriso falso (gente é a chave para você aplicar certo até que decore aonde deve passar no seu rosto).  Não há uma cor específica para esse rosto, mas na minha opinião evite usar rosa perto das maças, parece que deixa o rosto ainda maior. Não aplique iluminador, se não vai ressaltar ainda mais os traços que você quer minimizar.






OVAL/ COMPRIDO: Aplique da maçã do rosto até as laterias de forma horizontal e também na testa, nariz e no queixo esfumando bem. Fora isso não tem muito segredo, vocês podem caprichar na maça mas não passem muito, se não ficarão parecendo bonecas ou que estão fantasiadas para festa caipira. Se não quiserem deixar ainda mais fino seu rosto, não aplique cores escuras nas laterais.




TRIÂNGULO INVERSO (CORAÇÃO): Aplique na região central das maçãs, começando mais ou menos perto do final do nariz acompanhando a linha do rosto (ossinho) até o canto externo dos olhos. Aplique também no queixo e nos cantos externos da testa e esfume bem.












DICAS GERAIS:
  • Aplique o blush pouco a pouco, cuide para não carregar o pincel, para isso é sempre bom dar uma batidinha na mão antes de aplicar no rosto, porque o blush tem a intenção de minimizar as linhas de expressão e não realçar mais, então muuuito cuidado na quantidade;

  • Para iluminar o rosto aplique iluminador junto com o blush;

Para não carregar o visual, se usar batom escuro utilize um blush mais claro, ou se utilizar um batom claro da para caprichar com um blush escuro;
  • Se o blush for em creme, aplique uma certa quantidade na mão e vai pegando de pouquinho e pouquinho porque ele é mais pigmentado e para estragar a maquiagem é um descuido.



PARA CADA TOM DE PELE:
  • PELE CLARA: use tons pêssego e rosa;
  • PELE AMARELA: use tons marrom e pêssego;
  • PELE NEGRA/MULATA: use tons avermelhados e violetas, podem usar tons metálicos, porém só as mulatas podem carregar um pouco mais o blush.

PINCÉIS PARA APLICAR O BLUSH:
  • É fácil identificar os pincéis de blush, são aqueles chanfrados fofinhos ou aqueles bem parecidos com os de pó compacto só que menores.