Cuidados para pele com acne

Ta ai um problema que me acompanha (ou persegue) ao longo de 14 anos, as primeiras espinhas surgiram lá pelos 10 anos (acabei menstruando muuuito cedo) e as coisas só pioraram desde então.

Acnetratamento_acne_bauru

Passei por diversos dermatologistas, usei mil e um produtos, fiz incontáveis limpezas de pele e peeling, enfim se tem alguém que adquiriu certo conhecimento com a pele sou eu. Sem contar meus dois tratamentos com o roucutan, que normalmente resolve no primeiro.

Eu já me enquadro na acne adulta, que vai me acompanhar forever sem me dar a chance de usar cremes anti idade porque pioram muito o quadro de acne.

Enfim, minha rotina de cuidados agora é mais tranquila que antigamente quando era mais severa. Mas também, se depois de 2 tratamentos com o roucutan não ficassem mais amenas eu teria um infarto haha.

  • Lavar o rosto com sabonete adequado para o tipo de pele:

Todo dia eu lavo meu rosto pela manhã e a noite, você não pode lavar com muita frequência porque se não estimula a oleosidade e acaba sendo prejudicial. No mercado você encontra diversos sabonetes específicos, mas não ache que só rico pode ter esse cuidado, os sabonetes da Asepxia são uns 8 reais e rende muuuuito, mais de 6 meses então vale a pena. Tem até da Neutrogena em barra que são baratos, vale a pena dar uma pesquisada. E se você não se importar de investir um pouco a mais e ter algo que limpe bem o rosto, prefira sabonetes em mousse, principalmente para remover a maquiagem.

lavar-rosto-9

  • Cuidar com a maquiagem:

Eu não me maquio todos os dias!!! É tiro e queda, se eu me maquiar para ficar o dia todo a noite já tem sinal de pelo menos 2 espinhas gritando para sair e olha que removo muito bem a maquiagem.

Se você realmente precisa se maquiar todos os dias, da uma olhada nas maquiagens da Asepxia (nunca testei mas já ouvi várias pessoas falando bem) ou fale com seu dermato para te indicar alguma. Além disso, quando chegar em casa lave bem seu rosto e passe uma loção adstringente, tem gente que indicaria tônico, mas por experiência própria, meu rosto enche de acne quando uso tônico para pele, opte por produtos que removem os resíduos de maquiagem e que você possa enxaguar.

  • Secativo de espinhas diariamente:

Uso secativo de espinhas todos os dias, eu uso o Diferin que é um pouco mais forte devido a reincidência que tenho depois dos tratamento mais pesados. Outra vez eu falo, consulte seu dermato que vai te indicar o melhor tratamento, você até pode pegar aquele da avon ou da asepxia mas não é bom utilizar por muito tempo, só um tampa buraco mesmo e só pode passar em cima da espinha e não no rosto todo como prevenção.

  • Tratamentos caseiros que dão resultado:

Não tenho como ir numa esteticista com frequência fazer limpezas de pele, até porque se eu fizer tudo certinho não tenho essa necessidade, eu faço algumas coisas em casa mesmo para limpar a pele.

beneficios-da-mascara-de-argila-2704115-Esfoliantes-caseiros-para-o-rosto

Uma vez por semana utilizo uma mascara de argila verde, você compra em lojas de produtos naturais, é só acrescentar um pouco de água filtrada e se preferir 3 gotinhas de essência de tea tre (que é ótima como secativo mas tome CUIDADO porque se não misturar ela bem pode causar queimaduras), faz uma pastinha e aplica no rosto, espera secar e é só enxaguar.

Além disso, é bom fazer uma esfoliação de vez em quando para remover impurezas da pele. Tem várias receitinhas pela internet com açúcar e mel.

  • Protetor solar:

Nunca esqueça de utilizar protetor solar diariamente, esse é um item que precisamos tomar muito cuidado, porque se utilizar um que não serve para nossa pele vamos parecer uma roseira. Eu tenho um que utilizo a uns 8 anos, ele é mais caro, mas deixa a pele seca, regula a oleosidade só que ele deixa a pele um pouco branquinha, o que pra mim não tem problema, já que não uso maquiagem para sair durante o dia ele ajuda a disfarçar minhas cicatrizes, é o Minesol da Roc, oil-control, não existe eu usar outro para o rosto além desse. Esse me dói sempre que vou comprar (R$ 75,00 na minha cidade), só que pra mim não adianta, já usei vários protetores oil-control que me causaram acne, minha pele é bem xarope, não posso utilizar muita coisa se quero controlar a acne, esse é o único que uso sem medo!!!

47220_1

Bom, para finalizar aconselho procurarem uma boa dermatologista, porque dependendo do seu caso os tratamentos são diferenciados, como o meu por exemplo, tenho ovários policísticos que é um problema comum entre as mulheres, possui diversos sintomas e a acne é um deles e para dar uma equilibrada nisso eu uso anticoncepcional indicado para isso (ai você precisa consultar seu ginecologista porque tem alguns no mercado que são apenas para tratamento e oferecem menos proteção contra gravidez).

Se você tem esse problema e está muito grave procure ajuda, se o seu caso for severo e você não tiver como pagar dermatologista no SUS você consegue o tratamento. Não fique sem fazer nada, não tente espremer porque vai deixar cicatrizes!!

, ,